Bioquímica celular (lipídios)

       Bioquímica celular (lipídios)

 Os lipídios (do grego lipos = gordura) são moléculas insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como a benzina, o éter e o álcool. Desempenham diversos papéis biológicos, conforme o tipo considerado. Os principais grupos de lipídios apresentam em sua constituição átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O).

Glicerídeos

  As substâncias formadas pela reação entre um ácido orgânico e um álcool são denominados de ésteres. Assim, os glicerídeos são ésteres, pois formam-se da reação entre um ácido graxo e o glicerol (um tipo de alcool). 


                                        
                     H
                      |
               H---C---OH
                      |
               H---C---OH
                      |
               H---C---OH
                      |
                     H


Em temperatura ambientais ao redor de 20° C, os glicerídeos mostram-se sólidos ou líquidos, sendo conhecidos, respectivamente, como gorduras e óleos. Na aves e nos mamíferos, as gorduras acumulam-se no tecido de isolamento tertérm que dificulta a perda de calor pelo corpo. Essa camada gordurosa e especialmente desenvolvida em animais de clima frio, além da função termoisolante, os gricerídeos tem um importante papel de reserva energética, tanto nos animais como nós vegetais.


Cerídeos

  São ésferes formadas por ácido graxo e álcool de cadeia mais longa que o glicerol. Compreendem as ceras que ocorrem na superfície de folhas (como as da carnaúba) e de frutos (como a manga), impermeabilizando-os de maneira a evitar uma desidratação excessiva; são encontrados também na secreção de certos insetos (a cera das abelhas por exemplo).


Esteroíde

   Constituem um grupo de substancsub lipídicas formadas a partir de álcool policíclios denominados esteróis. Entre os vários tipos de esteróis, destaca-se o colesterol. No corpo humano, grande parte do colesterol esterifica-se com ácidos graxos de cadeia longa. O colesterol participar da composição quiquím da membrana das celcélu animais além de atuar como percurso de hormônios, como a testosterona (hormônio sexual feminino).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segunda Lei de Mendel

Sistema genital feminino

Os sais minerais